O planejamento foi um momento muito rico e de troca de experiências, nele decidimos todo nosso trabalho anual, bem como os projetos que implementaremos neste ano letivo.
Segue resumo destes três dias de trabalho
Relatório Planejamento 2012
1º Dia
Data: 07/03/2012
Horário: das 8h00 às 12h00
Das 13H ás 17h00
A
reunião de planejamento iniciou-se com a fala da Diretora de Escola, Sra. Ivani
Maria de Senna, que apresentou o calendário escolar referente ao ano letivo
para apreciação e aprovação de todos. Logo
após a aprovação, houve eleição para a formação do conselho de escola, como ocorreu
em sua maioria recondução foram feitas apenas algumas alterações.
A
reunião sequenciou-se com a entrega de
agendas elaboradas pelos Coordenadores com o intuito de auxiliar aos
professores na organização diária de seu fazer pedagógico, assim como foram
entregues o kit de leitura do professor,
enviado pela secretária de Estado da
Educação. Passado a entrega, retomamos com a dinâmica “Você Tira o Chapéu?”,
cujo objetivo visa reflexão sobre qualidades e defeitos da pessoa refletida no
espelho no interior do chapéu, além de promover uma análise comportamental que indica
o trabalhar em equipe, aponta diferenças e que estas fazem com que consigamos
nos fortalecer.
A seguir apresentamos aos educadores o check list de acompanhamento em sala de aula,
para que pudessem ter a dimensão do que será avaliado em relação à metodologia
aplicada em sala. Os professores escolheram suas salas de coordenação para
condução das reuniões de pais, além de outras atividades que necessitam de um
professor para a sua realização. O resultados da avaliação diagnostica foram divulgados para analise e reflexão dos
educadores que apresentaram as devolutivas
através de questões amplamente discutidas e respondidas. Encerrou-se a reunião do dia com apresentação
de um vídeo motivacional e a leitura do texto “Trabalho em equipe”.
Enquanto equipe gestora observamos
empenho por parte dos educadores em relação a buscar soluções para o baixo
desempenho de nossos alunos.
EQUIPE GESTORA
Relatório Planejamento 2012
2º Dia
Data: 08/03/2012
Horário: das 8h00 às 12h00
Das 13H ás 17h00
Neste
segundo dia de reunião, a Coordenação iniciou fazendo as considerações iniciais
e o desenvolvimento da dinâmica “Qual é a música?”, cujo objetivo os professores respondiam questões sobre o
fazer pedagógicos fazendo alusão a canções conhecidas pelo grupo.
Após
o término, a professora de Educação Física apresentou ao grupo o piloto do
projeto que visa a conscientização à saúde e qualidade de vida, que
engloba as várias áreas de conhecimento
e tem duração de todo o ano letivo.Foi
passado a palavra para o professor de Matemática, que apresentou um projeto que
contempla as habilidades matemáticas e envolve também todas as demais áreas de
conhecimento. Outra sugestão, apresentada pela professora de Língua Portuguesa
aborda as séries finais, e contempla a formatura, tendo o seu inicio previsto para o segundo semestre.
Após
as apresentações, o planejamento sequenciou-se com questões que envolvem o Projeto Político
Pedagógico em que cada grupo discutiu as questões e apresentou propostas para sua construção. Os grupos
realizaram a socialização das sugestões.
A
coordenação propôs a leitura da legislação sobre a Educação Especial e após
reflexão, o grupo respondeu as questões sobre o tema.
Para
finalizar esse dia, a Coordenação avaliou as discussões realizadas e ressaltou
a importância de todos os envolvidos na reconstrução desta escola.
EQUIPE GESTORA
Relatório Planejamento 2012
3º Dia
Data: 09/03/2012
Horário: das 8h00 às 12h00
Das 13H ás 17h00
Nesta
data, iniciou-se a terceira reunião de Planejamento com a exibição do trecho do
filme “Homens de Honra”, para motivar a reflexão sobre o papel do professor no
dia a dia e as metas a alcançar, independentemente aos obstáculos que os
cerceiam. Os professores foram divididos em grupo para discussão e elaboração
do Plano de Ação e do Plano Emergencial. Foram sugeridos mais oportunidades
para encontros entre a equipe gestora e os docentes com a finalidade de
interação e aprimoramento. Foram abordados assuntos como o preenchimento de
portfólios, deliberação e os instrumentos de avaliação. Sendo este último,
discutido com a finalidade de diagnosticar e reavaliar a prática pedagógica.
Falou-se sobre a recuperação e se colocou que deve ser contínua e paralela, os
professores devem oferecer todas as possibilidades de recuperação da
aprendizagem. Foram colocadas as Metas Emergenciais para atender essa
comunidade escolar e a urgência de se trabalhar Língua Portuguesa e Matemática
em todos os anos, através de estratégias que motivem a aprendizagem dos alunos.
Outro assunto abordado, a evasão escolar, foi sugerido por partes dos
professores um maior envolvimento dos pais para ajudar a escola no retorno
desses alunos. Foram instituídos também projetos que envolvam o civismo e a
prática da leitura, além de estipular calendário para os eventos que
acontecerão nesta escola. Passado essa parte, os professores realizaram a
dinâmica “Presente de Grego”, com o intuito de desenvolver a atividade
proposta, independentemente de qual seria. Essa dinâmica trouxe a reflexão
sobre as tarefas que às vezes rejeitamos sem saber qual será o seu resultado. Após,
tomou a palavra o Sr. Flávio e relembrou o papel da Avaliação Diagnóstica, o
professor deve sair da zona de conforto para conhecer o seu aluno, além de
questionar sobre o Projeto Político Pedagógico e a Missão da escola.
Para
encerrar este terceiro dia de planejamento, realizou-se a leitura do texto “O
insustentável preconceito do ser”, em que a Sra. Ivani fez as devidas
colocações e comentários sobre a inclusão e a necessidade de se trabalhar com a
quebra de preconceitos e a exibição do
vídeo “Homenagem a Equipe Escolar desta U. E”.
EQUIPE
GESTORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário