sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESBOÇO PROJETO SAÚDE CORPO & ALMA

JUSTIFICATIVAS
Descrever o que motivou a elaborar o projeto. 
Ao iniciarmos o ano letivo, e através do acompanhamento feito no ano anterior verificamos que muitos alunos estavam acima do peso, por não alimentar-se de forma correta e sedentarismo levamos a eles a proposta de um acompanhamento alimentar e orientação em relação à perda de peso e alimentação saudável, este projeto dar-se-ia durante o ano letivo e envolveria toda a comunidade escolar, alunos, funcionários, professores, diretores, de imediato houve um abraçar desta mudança de postura em busca de uma vida saudável, que atravesse os muros da escola.

OBJETIVOS
Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta.
Qualidade de vida a todos os envolvidos no projeto, perda de peso no decorrer deste ano letivo e que esta ação que se inicia dentro da Unidade escolar perpasse os muros e atinja os familiares de todos os segmentos nele envolvidos.

METAS
Quantificar o universo a ser atingido.
Pretendemos com este projeto atingir 100% dos educandos do Ensino Fundamental e Ensino Médio ,bem como todos os educadores, Funcionários e Equipe gestora.
-Elaboração de portfólios por disciplinas.
-Registro escrito e fotográfico das etapas do projeto.
-Questionário com alunos no início, durante e fechamento. (Avaliação do projeto)
-Produção de livro de receitas
-Produto final seria a realização de um workshop ( jogos, apresentação de trabalhos feitos pelos alunos por disciplina, oficinas etc).
-Cada disciplina deverá elaborar um projeto com os objetivos, conteúdo, metodologia, instrumentos e avaliação.

PROCEDIMENTOS
a- Elaboração de fichas de controle da evolução e/ou manutenção de peso atrelado à idade, altura (fatores fisiológicos).
A- fazer cálculo do IMC e gráficos de progresso durante a realização do projeto.
b- Alerta quanto à importância:
- da atividade física no dia-a-dia, esta pode ser feita por meio de simples mudanças nos hábitos diários;
- da alimentação balanceada adaptada à realidade do aluno, mas sempre primando pela qualidade da mesma.
c- Orientação teórica-prática quanto às atividades físicas permitindo ao aluno encontrar uma que lhe proporcione prazer ao realizá-la.
d- Estudo de doenças relacionadas à obesidade ou baixo peso.
e- Levar o aluno a refletir que nem todo gordo é doente e nem todo magro é saudável, mas é preciso encontrar um ponto de equilíbrio.
f- Estudo das informações nutricionais constantes nas embalagens dos alimentos.
g- Filtrar as informações fornecidas pela mídia que muitas vezes influencia o comportamento das pessoas ditando um padrão de beleza.
h- Realização constante de leituras motivadoras buscando sempre a reflexão e mudança dos maus hábitos além de elevar a autoestima.
i- Esclarecimentos sobre as chamadas dietas milagrosas e os inibidores de apetite, além dos anabolizantes.
j- Aulas demonstrativas: exercícios que podem ser feitos em casa com mobílias, materiais de limpeza, alimentos ou confeccionados por eles; exercícios que visam a manutenção ou perda de peso; exercícios que promovem o condicionamento físico, etc.
k- Sugestões de receitas práticas (nutritivas e de baixa caloria )
l- Discussões relativas à compulsão alimentar.
m- Levar o aluno a ser um agente multiplicador das ações desenvolvidas no projeto.
n- Palestras com profissionais da área da saúde: nutricionista, cardiologista, psicólogo...ou funcionários da Unidade Básica de Saúde de nosso bairro .

BREVE COMENTÁRIO DO(S) RESPONSÁVEL(IS) SOBRE ASPECTOS FACILITADORES E DIFICULTADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO.
Tivemos um fator facilitador na elaboração e implementação deste projeto a solicitação dos alunos junto aos professores de educação física, a necessidade de uma mudança de paradigma em relação aos projetos feitos na Unidade Escolar, que sempre são voltados a Língua Portuguesa e vermos todos envolvidos e apoiando o projeto de grande motivação e facilitador na condução do mesmo.

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